emdr
O que é?
A terapia norte-americana EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por meio do Movimento Ocular) é uma nova abordagem psicoterapêutica utilizada em diversas situações, como em tratamento que envolve traumas, estresse pós traumático (TEPT), fobias, pânico, ansiedades generalizadas e depressão. Esta abordagem utiliza como técnica as estimulações bilaterais visual, auditiva e tátil do cérebro com objetivo de reprocessar as memórias dolorosas.
Descoberta pela cientista americana Francine Shapiro, a terapia EMDR busca identificar os momentos traumáticos que envolve o problema trabalhado, utilizando de estímulos bilaterais para reprocessá-las. Esse tratamento acontece como fosse uma reciclagem de emoções, sentimentos e sensações corporais, desencadeadas pelo evento traumático, a fim de que haja uma “libertação” do mal estar ocasionado. O objetivo desta terapia é fazer com que o paciente consiga lidar com esse sentimento traumático, deixando-o no passado.
Como Funciona
A EMDR atua por meio de estímulos bilaterais do cérebro que podem ser visuais, sonoros ou táteis, seja por meio de fones de ouvido, seja por observações de imagens, seja por toques nas mãos e joelhos. Estes estímulos possibilitam a comunicação com os dois lados do cérebro, desencadeando as memórias e reprocessando-as. Esta terapia é indicada tanto para traumas, como também ansiedade, doenças psicossomáticas, luto, depressão, entre outros.
