top of page

Bioenergética: A vida é Movimento

Atualizado: 30 de abr. de 2021

Bioenergia, energia vital ou somente energia são termos comumente atribuídos à ideia de vitalidade em aspectos mais físicos e cósmicos. A verdade é que durante o delinear da história humana, perpassamos por diversas definições, muitas delas complexas, para então conseguirmos explicar algo que é simples e que já faz parte da nossa construção enquanto seres biológicos.


Para a psicologia, a bioenergia é um modo de entender e analisar reflexos do corpo físico e mental por meio dos processos energéticos, que são em sua essência, biológica. A produção da energia humana pode acontecer por meio da respiração, do metabolismo, de movimentos do corpo, da expressão de sentimentos e das nossas próprias funções vitais. Logo, a bioenergia é o elo que traz o equilíbrio, a manutenção da vida, da saúde física, mental e espiritual.




A visão de Reich e Lowen

Segundo os pais da Psicologia Corporal e da Análise Bioenergética, os psicanalistas Wilhelm Reich e Alexander Lowen, a melhor forma de explicar a bioenergia é por meio da homeostasia psicossomática - condição de estabilidade da qual o organismo necessita para realizar as funções orgânicas de equilíbrio do corpo, realizada por seres vivos para regular a manutenção de todo seu ambiente interno -, ou seja, a regulação do fluxo energético da mente e do corpo, constitui a integração necessária para a vitalidade, ao que mais tarde, Reich chamaria de Orgone - energia vital.




Emoções e Corpo

Entendida a essência da bioenergética é que podemos compreender quão vastos podem ser seus benefícios para a saúde, na medida em que percebemos que a energia não somente está presente fisicamente e mentalmente, mas também, que se mostra como fator imprescindível para essa integração e para a conexão do corpo e das emoções. Para ficar mais claro, basta que imaginemos um estímulo físico no corpo como um toque, este estímulo gera uma sensação, esta sensação gera uma emoção, ou seja, é o caminho percorrido desde o contato externo ao cérebro, a isso damos o nome de neurotransmissão, que basicamente é a energia transmitida entre os neurônios. Em suma, o estudo da Neurociência.


Reich e Lowen concluíram que a partir do momento em que se reprime uma emoção, criam-se tensões na musculatura do corpo. Essas tensões impactam no nosso sistema vital, pois bloqueiam funções emocionais e físicas, havendo então, a desconexão do corpo e da mente. Nesse sentido, a bioenergia nos mostra como nos reconectarmos com nós mesmos: nos observando internamente enquanto seres integrados, percebendo onde dói tanto na mente quanto no corpo, pois um atua como reflexo do outro. É nesse momento que compreendemos a origem do problema: quando não estamos conectados, não há energia, sem energia, não há vitalidade.





O corpo humano não é só aquilo que vemos e nós não somos só o corpo humano. Onde houver vida há movimento, e onde houver movimento há energia. Somos parte de um universo que nos une e nos conecta enquanto seres energéticos, a bioenergia é a essência do que é a vida!

Fonte: IABSP / Libertas

コメント


Contato

Av. Aziz Maron, 251 
Edifício Boulevard
Sala 205, Goés Calmon

Itabuna - BA CEP: 45605-412

marciamargotto@gmail.com

          (73) 9 9977-7720
          @fluindovida

ass_amarelo_Prancheta 1.png

Logo por Giovanna Rosetti
Fotografias por Tarso Soares

  • Instagram
Fale Comigo

Obrigada pelo envio!

© 2021 site por Stefany Batista para Márcia Margotto
Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page