top of page

Grounding e Respiração: As técnicas da Psicoterapia Corporal que despertam nossa vivacidade

Atualizado: 30 de abr. de 2021

O surgimento da Psicoterapia Corporal por Wilhelm Reich, possibilitou a descoberta da Bioenergética de Alexander Lowen, e a partir disso, foram descobertas novas técnicas e metodologias terapêuticas que mais tarde agregariam à psicologia moderna. Duas das técnicas mais empregadas provenientes da Análise Bioenergética de Alexander Lowen, são o Grounding e a Respiração.


A Bioenergética prega que quando a energia vital flui livremente por nosso corpo, o campo energético se torna mais intenso, e as expressões da movimentação dessa energia, tornam-se as emoções. O Grounding e a Respiração nos ensinam exercícios e posturas que ajudarão a liberar energias reprimidas, e então deixar que nossas emoções fluam nos trazendo mais vivacidade.





Grounding

Grounding são posturas que reforçam o nosso estado presente de consciência no aqui e agora, literalmente “com os pés no chão” como sugere a tradução do método. O exercício de sentir os pés no chão, nos traz a percepção de conexão com o solo e consciência corporal de onde estamos, de ambientação, de sentidos táticos que nos conectam com nosso corpo e lugar presente. Essa premissa, nos traz a ideia de conexão com nosso eu mais íntimo, nossa natureza, e o chão representa esse contato com a realidade, com nossa existência básica. Por meio desse exercício, também é possível redirecionar fluxos energéticos por nosso corpo dos pés à cabeça. Para isso, com os pés descalços, sentado ou em pé, fique alguns minutos sentindo seus pés em contato com o chão. Assista o vídeo de Dante Moretti abaixo.



fonte: Arte pro Bem / Dante Moretti


Outra técnica de Grounding bastante utilizada é o movimento do corpo, como movimentos lentos dos membros aliados à respiração, para que possamos observar as sensações corporais. Para realizá-la, basta que faça movimentos espontâneos, mexendo-se de acordo com a fluidez e necessidade do seu corpo, observando cada movimento de forma consciente. Começando pelos pés, depois joelhos, quadris, cintura, braços, tórax, e por fim, a cabeça. O exercício facilita a vibração e circulação da energia vital, aumentando nossa sensação de autonomia, espontaneidade, segurança, nos fazendo entrar em contato com nossa natureza primitiva.


Respiração

A respiração é um dos exercícios mais simples e mais eficazes de consciência corporal. Existem diversas técnicas de respiração, mas a comumente usada é a de percepção de inalação e exalação. Inspire profundamente e lentamente, depois expire com vigor e mais rapidez, se possível emitindo som pela boca. Fazer esse exercício repetidas vezes aumente a quantidade de energia do corpo, ativa emoções reprimidas, expressa sentimentos, relaxa tensões musculares e desbloqueia fluxos energéticos, direcionando nosso foco no presente e autoperceptivos. Se quiser, siga este vídeo para saber quando inspirar e quando expirar, faça-o de forma consciente, sentindo o ar entrando e saindo dos seus pulmões.




fonte: Aplicativo Lojong



Quando juntos, o grounding, a respiração e a postura correta, nos trazem a sensação de plenitude e conexão com nosso corpo, com o presente e com a vida!

Contato

Av. Aziz Maron, 251 
Edifício Boulevard
Sala 205, Goés Calmon

Itabuna - BA CEP: 45605-412

marciamargotto@gmail.com

          (73) 9 9977-7720
          @fluindovida

ass_amarelo_Prancheta 1.png

Logo por Giovanna Rosetti
Fotografias por Tarso Soares

  • Instagram
Fale Comigo

Obrigada pelo envio!

© 2021 site por Stefany Batista para Márcia Margotto
Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page