psicoterapia corporal
O que é?
A Psicoterapia Corporal é uma abordagem teórica proveniente da psicanálise e originalmente criada por Wilhelm Reich. Em sua essência, esta abordagem acredita que o ser humano constitui uma unidade psicossomática, ou seja, a saúde consiste na integração do corpo e mente enquanto um sistema indissociável. Nesse sentido, entende-se que o corpo reflete nosso estado emocional e mental, assim como nossas emoções influenciam nosso estado físico. Logo, a Psicoterapia Corporal atua nas duas vertentes: o trabalho verbal analítico que envolve a compreensão e consciência do nosso estado mental; como também os trabalhos corporais que objetivam essa conexão corpo – mente, ajudando a desenvolver a expressão e autoconsciência a nível emocional, psíquico e bioenergético.
Análise Bioenergética
A Análise Bioenergética surge como um desdobramento da Psicologia Corporal a partir da percepção de Alexandre Lowen, criador dessa abordagem. Entende-se que, para além da integração de corpo e mente, o ser humano possui uma energia vital que influencia na forma de se estar e lidar com a vida. A carga energética gerada pelas sensações e emoções de nossas experiências reflete no corpo trazendo vivacidade, mas também, as tensões, as resistências e os sintomas, o que pode gerar, por exemplo, os transtornos psicológicos, bloqueios e desconfortos que impedem nossa vida de fluir.
Este tipo de psicoterapia permite uma ampla análise, pois entende que o homem carrega em seu corpo (físico e emocional) a constituição de sua personalidade, seus traumas, resistências, mecanismos de defesa e medos.
Como Atua
A Psicoterapia Corporal une a psicoterapia analítica com técnicas e exercícios corporais, ou seja, além da escuta terapêutica, esse trabalho específico envolve técnicas de respiração, de percepção corporal, de expressão e a compreensão de como a energia vital deste indivíduo atua no funcionamento do corpo como um todo. Neste sentido, essa abordagem psicoterapêutica auxilia tanto em questões psicológicas como ansiedade, depressão, estresse, medo, baixa autoestima, insegurança, fobias... como também distúrbios orgânicos como gastrite, obesidade, dores musculares, indisposição e outras doenças psicossomáticas.
Em outras palavras, para que a vida volte a fluir com mais vivacidade, prazer e integração, a proposta desta abordagem é trazer um olhar que una a história do indivíduo e sua expressão corporal ao funcionamento de seu caráter psíquico.
